As perturbações sociais causadas pelo COVID-19 levaram muitas pessoas a adotar hobbies pandêmicos. Alguns pensaram um pouco fora da caixa, como tentar aprender um instrumento musical ou virar ‘pais de plantas‘, mas outros se apegaram ao que mais ficou na moda: assar pão de fermentação natural e colecionar bebidas.
Este rápido interesse de novos amadores, no entanto, também teve suas próprias ramificações, com o aumento da demanda podem vir preços mais altos e escassez. E no caso do whisky, o The New York Times descobriu que o bourbon falsificado – já um problema crescente antes – ficou ainda pior nos últimos dois anos.
Bebida falsificada – seja vinho, whisky ou qualquer outra coisa – não é novidade. De fato, em 2018, um laboratório determinou que mais de um terço do raro whisky testado era falso. No passado, o bourbon falso era menos preocupante desde que o whisky comandava preços mais altos, mas, mais recentemente, um aumento no mercado da bebida rara provavelmente também está alimentando um aumento na fraude.
E, como explica o Times, a pandemia criou um aumento perfeito de mais colecionadores iniciantes lidando com golpistas que podem ter mais tempo ociosos e estar em situações financeiras mais terríveis.
Veja também:
- Iate megaluxuoso fabricado no Brasil é feito de material usado em foguetes. Conheça o novo Azimut 74!
- Recorde de vendas: Rolls-Royce nunca entregou tantos carros quanto em 2021. Veja números!
- Homem mais rico da Ásia compra hotel icônico de NY por ‘pechincha’ de R$ 555 milhões
“Parte do problema é a cultura que vejo em torno do bourbon, onde se trata de se gabar e poder postar no Instagram uma garrafa que você acabou de comprar”, disse Adam Herz – especialista em garrafas falsificadas – ao jornal.
“A maioria das pessoas que eu vejo comprando falsificações são parcialmente culpadas. Qualquer bom vigarista sabe como tirar vantagem da ganância de alguém.” As coisas estão tão ruins que, em maio passado, a loja de vinhos mais antiga da América foi acusada de vender involuntariamente uma garrafa de bourbon de US$ 1.000 que se acredita ser falsa.
Veja também:
- Rei e dono de bar? Essa pequena ilha britânica está em busca de alguém com esse perfil!
- Imagem do Google Maps ajuda polícia a encontrar fugitivo da máfia italiana
- Essa BMW muda de cor magicamente com o apertar de um botão. Veja vídeo!
Então, em setembro, a Buffalo Trace – fabricante dessa garrafa, bem como outras marcas cobiçadas de bourbon como Van Winkle, Blanton’s e Double Eagle – emitiu uma declaração geral alertando os clientes para não serem vítimas de “um número crescente” de vendedores fraudulentos na internet e nas redes sociais.
A moral é, se você está comprando whisky raro, tenha cuidado e certifique-se de estar fazendo pelo menos um pouco de lição de casa. Herz acrescentou, quando se trata de falsificadores, “a maioria das pessoas é preguiçosa e impaciente”.
Fonte: Food & Wine
Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site www.desejoluxo.com.br